14.10.07

A IBM vem de fazer um remake do "velhinho" Lotus Symphony, com download gratuito. Trata-se de um software integrado, do tipo do Office da Microsoft, mas à borla. Teve um record de 100.00 downloads na primeira semana de lançamento.
É coisa que pode não ter grande significado para o comum dos mortais, mas não para mim, que comecei a minha aventura informática, nos idos de 1984, com o Symphony.
Foi nesse ano que fui brindado com o melhor brinquedo, que alguma vez tivera: um computador.
Tratava-se de um IBM PC XT (imagem), com um processador Intel 8088 a 4.77 MHz, disco duro de 10 MB (leu bem, 10MB), 128 KB de Ram, uma drive para disquetes de 5 1/4" (ca. de 13,5cm de diâmetro), um teclado americano sem acentos, nenhum rato pois o sistema operativo era o DOS 2.0 e os ratos só apareceram mais tarde com o Windows.
Para além do DOS, o único software que existia na "caixa" era o... SYMPHONY.
Basicamente era uma folha de cálculo que dava para tudo. Desde processador de texto a banco de dados. Passei longas horas a automatizar aquilo, criando bancos de dados à medida do freguês, com o resultado pretendido ao alcance de uma tecla, com o bónus de um visual com máscara.
Isto sobre um sistema operativo, o DOS, que era por nós manipulado à feição.
O DOS ainda hoje é acessível no Vista, em Accessories/Command Prompt.
Quando apareceu o Windows, dizia-se que era para paneleiros.

Sem comentários: