2.9.13

Lambert for You

Polvo no Forno Lambert Style
O polvo é daqueles belos produtos do mar, que tem a vantagem de não ter espinhas, ainda que precise de cozedura longa.
Começa-se pois por cozer o molusco em simples água sem sal. Se não for pequeno, convém dar-lhe umas palmatoadas com um maço, antes de ir à panela. O que utilizamos era pequeno, não lhe batemos, mas deixamos a cozer em lume brando durante duas horas e ficou trincável.
Numa outra panela cozer batatinhas com casca, descascá-las e reservar.
Para um tacho com um pouco de azeite cortar cebola e alho às rodelas, tiras de pimento vermelho e rodelas finas de chouriço. Deixar a cebola amolecer e juntar depois tomate sem pele nem grainhas, malagueta e uma folha de louro, temperando com sal. Deixe refogar e adicione um pouco de vinho branco e água da cozedura do polvo, não muito porque este molho depois de apurar vai cobrir o polvo numa assadeira de ir ao forno, onde irá alourar durante 10 a 15 minutos.
Vai à mesa enfeitado com um raminho de salsa e acompanhado com uma salada. Quanto ao vinho, lembramo-nos que em férias pelo estrangeiro, muitas vezes pedíamos um vinho português e só tinham Rosé Mateus. Foi o que escolhemos, como se estivessemos de férias, mas que vai sempre bem quando fresquinho, em tempo de calor.
Bom proveito.
Foto ZGarcia

Sem comentários: