17.5.16

OS ÁRBITROS DE FUTEBOL

Começamos por dar os parabéns ao Benfica pela conquista da Liga de Futebol.
Mas isto é para falar dos árbitros em Portugal. Sim, não é por acaso que nenhum árbitro português foi selecionado para o Europeu.
Efetivamente, a incompetência grassa na arbitragem portuguesa. Incompetência porque não têm capacidade para resistir à pressão a que estão sujeitos por parte dos clubes, dirigentes e adeptos.
É vulgar assistir-se a jogos em que o resultado final é subtilmente construído pelo árbitro. Há pressões que não se conseguem evitar, devido a diversas ameaças, por vezes graves, se esses resultados não forem conseguidos.
Os beneficiados são obviamente os três grandes e destes três o Benfica, por ser o clube com mais adeptos e mais influência nos dirigentes desportivos, muito especialmente da arbitragem. Diria mesmo que os árbitros são formatados para a maneira de jogar do Benfica.
A solução deste problema só pode ser encontrada com dirigentes acima de qualquer suspeita, devidamente blindados contra quaisquer influências dos clubes. Que não resolve tudo a curto prazo, pois já há árbitros com uma longa carreira cheia destes pequenos vícios, que faz corporação com os colegas, para excluir quem queira alterar o estado das coisas. Quase mafia.
O Benfica devia dar uma medalha a cada árbitro pela conquista da Liga.

Sem comentários: