10.10.03


... Pergunta-me o Vasconcelos:

- Tu sabes que, para ganhar a vida, eu sou banc�rio?

- Claro que sei. No Banco Portugu�s do Atl�ntico, n�o �?

- Isso mesmo, na Sec��o de Informa��es. E sabes quem � o Dr. Gouveia?

- N�o fa�o ideia.

- � um dos administradores do BPA. Cheio da massa e reac�a como o caneco. Pois um dia o Dr. Gouveia pediu-me que eu recolhesse todas as informa��es poss�veis a respeito de um tipo chamado Alexandre O�Neill. Deu-me vontade de rir: era o poeta a fazer-se ao piso da Teresa Patr�cio Gouveia, a filha do Dr. Gouveia... Casou com ela o ano passado. Est� bem lan�ado o poeta. Se armar em reaccion�rio, dinheiro por ali n�o falta...

- E como � essa Teresa?

- � uma grande lasca, uma estampa de mulher.

- � Vasconcelos, �s um m� l�ngua do cara�as. Tenho a certeza que o poeta n�o se rendeu nem � fortuna, nem � ideologia do pai, mas � beleza da filha. Tu vais ver.

N�o sei se vai ou n�o vai. Irei eu.

Correia da Silva (1972)


Alexandre O'Neill divorciou-se de Teresa Patr�cio Gouveia em 1981.
.

Sem comentários: