2.8.07

Lambert for you

Cabrito Very Special
Hoje temos um prato de cabrito que é uma delícia. Vai ocupar-lhe a manhã na cozinha, mas vale a pena.
Começa mesmo na véspera, com os pedaços de cabrito mergulhados em água com rodelas de limão.
Pela manhã, comece por cozer numa caçarola com água, , salpicão, presunto, alguns pedaços do cabrito mais ossudos, como a cabeça e a parte inferior das pernas, pimenta em grão, louro e um pouco de sal. Deixe ferver em lume brando.
Retire depois as carnes para uma tigela, que podem servir de petisco, ou entrada, já que não vão mais entrar nos preparos.
Faça uma massa com cebola e alhos picados, sal, louro, salsa, colorau, pimenta e um pouco de azeite.
Retire os pedaços de cabrito do banho nocturno, e tempere-os com sal e vinho branco, barrando-os em seguida com a massa de alho e cebola.
Entretanto noutra caçarola, faça um refogado com azeite e cebola. Adicione o caldo da cozedura das carnes e quando levantar fervura, junte o arroz (metade do volume do caldo). Rectifique o sal, dissolva açafrão no caldo e deixe cozer em lume brando durante uns dez minutos.
Coloque o arroz ainda com caldo numa assadeira. Por cima, mas evitando o contacto com o arroz, vai ter de colocar os pedaços de cabrito barrados. Pode consegui-lo com uma grelha sobre os bordos da assadeira e sobre esta o cabrito. Também pode fazer espetadas com os pedaços de cabrito, poisadas sobre a assadeira.
Vai ao forno durante uma hora, pelo menos. Mas vá espreitando para não deixar queimar. A gordura largada do cabrito sobre o arroz e o vapor da cozedura do arroz no cabrito, dão a este prato o tal sabor Very Special do título. O aspecto do arroz, é quase o do arroz doce.
Acompanhamos com uma salada e um especialíssimo reserva tinto, da colheita de 2003, da duriense Quinta do Crasto.
Bom proveito.

Foto ZGarcia
.

Sem comentários: