6.1.10

Lambert for You

Lagosta à l'Armoricaine
A origem desta distinta iguaria não é concensual. Sendo a Armorique uma região da Bretanha, em cuja costa há muita lagosta, o tomate com que é confecionada, não faz parte da cultura local. Admite-se que tenha sido criada por um chefe parisiense, com lagosta de Armorique.
Depois surgiu um aproveitamento de "Lagosta à l´Américaine", talvez para o prato ser pago em dólares. Noutros tempos.
A primeira vez que a provamos foi no restaurante Garrafão, junto ao mar da costa portuense.
Acrescentamos que em vez de lagosta, pode utilizar lavagante, ou mesmo lagostins.
A lagosta deve ser comprada viva e mergulhada numa panela de água a ferver, temperada com sal. Coze durante 20 minutos. Deixa-se arrefecer até se poder descascar. Separe da cabeça, tire a carapaça do lombo e deixe a barbatana caudal, que lhe dá um bom visual.
Numa frigideira derreta manteiga e passe sobre ela, durante uns 5 minutos, a lagosta, virando-a para que fique ligeiramente tostada de ambos os lados.
Retire-a para um prato aquecido.
Na frigideira de onde retirou a lagosta, junte mais um pouco de manteiga. Pique cebola e alho finamente e deixe aloirar. Adicione então bastante tomate picadinho, sem peles nem grainhas e ainda os pedacinhos da lagosta que possa aproveitar das pinças. Tempere com sal, pimenta, um pouco de piripiri, louro, estragão, tomilho, mexendo bem. Abra a garrafa de espumante que há-de ir à mesa, e regue o molho. Encha também meio copo do néctar, para ir degustando. Arrolhe a garrafa e coloque-a na mesa, evitando a tentação de a ir bebendo. Convém colocá-la num balde com gelo.
Na frigideira, deixe apurar o molho em lume brando, durante meia hora.
Chegou a altura de regar a lagosta com conhaque (ou brandy) e deitar-lhe fogo num flambé controlado, de modo a evitar que a barbatana caudal se chamusque excessivamente. Vaze tudo sobre o molho, envolva e deixe mais uns 10 minutos em lume brando, corrigindo os temperos.
Prepare um arroz branco para acompanhar.
O Espumante é um Murganheira, que dispensa apresentações.
Bom proveito.
Foto ZGarcia

Sem comentários: