2.2.09

Lambert for You

Caldeirada de Cabrito com Gengibre
Uma caldeirada, qualquer caldeirada, é de grande simplicidade. Típica de gente que trabalha enquanto deixa a comida a fazer. Na verdade, basta atirar para dentro de um tacho cebola, alho, tomate, pimento, mais o conteúdo, que neste caso é cabrito, rega-se com azeite e vinho branco, tempera-se com sal, salsa e pimenta, deixando-se em lume brando até cozer.
Formulada a base, personaliza-se o pitéu. Fomos pelo gengibre, um rizoma vindo do Oriente que já se utiliza em Portugal desde D. João III. Tem um sabor ligeiro a limão levemente picante. Comprei no Pingo Doce uma embalagem por menos de um euro com um rizoma de 250g, importado da China. Polvilhei com um pouco de assafrão, tapei e deixei cozer. A meio da cozedura, porque o vinho não era muito, adicionei um pouco de água, de molde a manter o molho abundante, mergulhando a carne.
Em vez de cozer as habituais batatas para acompanhar, decidi-me por umas tostas que coloquei no prato, sobre as quais vazei a caldeirada. As tostas que utilizei foram compradas no Corte Inglés, numas embalagens de "Pan tostado com aceite, ajo e perejil".
Acompanhámos com um tinto premiado da Adega de Pegões, que se mostrou à altura.
Bom proveito.
Foto ZGarcia

Sem comentários: