25.10.09

Porto 3-2 Académica
A Briosa no Dragão, às 20:15, com comentários em directo de Coirato.

14 comentários:

Coirato disse...

Temos um tal Hugo Miguel de apito, para juiz do jogo.
Villas-Boas, o actual técnico da Briosa, regressa ao Dragão, local onde já trabalhou como assistente de Mourinho. A Académica, que no ano passado fez uma boa época, com Domingos no comando, com a saída deste para o Braga, as coisas complicaram-se em Coimbra. A Académica tarda em encontrar um técnico à sua medida e vai no último lugar da tabela. Toda a sorte do mundo para Villas-Boas, que na sua estreia tem logo o campeão nacional pela frente.
Vai sair o Porto.
Começou agora.

Coirato disse...

Fucile lesiona-se logo no segundo minuto. É substituído por Sapunaru.
Foi numa jogada em esforço já junto à linha de fundo da Académica, numa luta ombro-a-ombro com um defesa da Académica. Saiu a queixar-se de uma coxa e já não entrou. Aquecimento mal feito?

Coirato disse...

Aos 8' Fernando tem um corte em que quase metia a bola na própria baliza, em lance muito parecido ao de quarta-feira, com Álvaro Pereira a fazer auto-golo. Na sequência do canto, pareceu-nos que Bruno Alves fez penalty, agarrando um adversário.
Hugo Miguel disse que não.

Coirato disse...

Hoje ao começo da tarde houve um fantástico jogo em Liverpool, contra o Manchester United. Uma autêntica batalha campal, que um mau árbitro ao estilo de Lucílio Baptista, expulsando dois jogadores, mas apesar de tudo não impediu um espectáculo butebolístico de alto nível. Acabou por ganhar 2-0 o Liverpool, com o segundo já nos descontos, o que isola o Chelsea no comando. O Manchester sente a falta de Ronaldo, tal como o Real que ainda não ganhou um jogo desde que ele está lesionado.

Coirato disse...

A Académica quando não tem a bola, recua toda para o seu meio campo, deixando muito pouco espaço para a evolução das jogadas portistas. Mas mesmo assim ainda conseguem chegar à baliza de Helton, com contra-ataques em corrida, aproveitando-se dos espaços deixados pela defesa portista, quase sempre muito avançada, já próximo do meio campo.
Para o Porto é um jogo de insistência e paciência.

Coirato disse...

Sapunaru, mais alto e forte, é melhor no jogo aéreo do que Fucile. O que não tem é a pedalada deste, raramente atravessando a linha de meio campo.
O jogo está fraco, com os portistas pouco inspirados e os estudantes a desinspirá-los.

Coirato disse...

Intervalo, em jogo pouco apelativo.

Coirato disse...

Recomeçou o jogo.
Durante o intervalo demos uma espreitadela ao Barcelona-Zaragoza, Chegámos a ver o 4º golo dos catalães (4-0) pelo Ibramovich. A facilidade com que os catalães passam a bola entre si não se vê nos portistas deste jogo, com muitas perdas de bola e passes mal feitos.

Coirato disse...

É um Porto muito rasca o que está a ser servido. Bolas atiradas ao calhas para a área. Perdas de bola frequentes. Uma falta de concentração notória.
Jesualdo mexe na equipa. Tira Rodriguez, que sai chateado directamente para o balneário, e mete Farías, aos 58'.

Coirato disse...

Mariano tenta remar pela direita contra a apatia, 61'. Passa um, passa dois, em centra a bola com muita força para o outro lado do campo onde não está ninguém. Logo a seguir, e do mesmo local, volta a brilhar passando os adversários, mas em vez de assistir um colega, tem um remate disparatado à baliza.
Golo do Porto. A insistência de Mariano é coroada aos 65'. Canto da direita marcado por Meireles, Nereu repele a bola com os punhos para fora da grande área, onde aparece Mariano em corrida a rematar de cabeça, a quilómetros da baliza e a fazer golo. Aos 64'.
Golo do Porto, agora por Farías aos 67', aproveitando-se de um falhanço de um defesa de Coimbra.

Coirato disse...

Em três minutos o Porto resolveu o jogo, com dois golos de rajada.
Mariano foi o motor, que acabou por contagiar os colegas.
Com um quarto de hora para jogar, a Briosa tenta chegar ao golo, pelo menos o de honra. Mas parece que ainda não é hoje que a Académica passa a lanterna vermelha a outro.

Coirato disse...

Ora aí está, Miguel Pedro aos 76', com um remate forte de fora da área, a bater Helton e a fazer golo para a Académica. Há ali uma zona em frente da área em que o Helton, se a bola não for à figura, não a defende.
Entretanto aos 79' Hulk consegue uma situação de golo, passando a bola a Falcão que estava em melhor posição mas ao julgar que Hulk remataria ele, não contou com o passe e o lance perdeu-se.
Entrou a seguir. Golo do Porto aos 82', por Farías, com assistência de Guarín, que entrara aos 67' para o lugar de Meireles.

Coirato disse...

Há uma diferença que se nota com o passar do tempo, que é a melhor preparação física dos portistas. Basta-lhes acelerar um pouco nesta altura que ficam com a baliza adversária à vista do golo.
Entretanto o Barça já vai em 6-1.

Coirato disse...

Golo da Académica, aos 91'. Sapunaru deixa-se ultrapassar na direita permitindo um chuto para a área portista, onde Rolando se deixa antecipar por Sougou, pedindo falta, mas que deu golo, mais uma vez com Helton muito passivo com a bola na sua pequena área.
O jogo acaba pouco depois.