7.6.07

Lambert for you

Favas à Piscoiso
Com favas, a vida é mais gostosa, especialmente quando são tenrinhas e cozinhadas à maneira.
Para o fundo de um tacho com um fio de azeite, corte uma tiras de entremeada e chouriço às rodelas. Frite ligeiramente em lume brando. Retira-se a carne para um prato ao lado e à gordura que ficou no tacho, juntar alho, tomate e coentros. Quando o tomate estiver desfeito, juntar as favas, adicionando um bocadinho de água só para não agarrarem ao fundo do tacho. Cubra e deixe cozer em lume baixo.
A meio da cozedura, juntar a carne que aguardava no prato. Tape de novo e agite o tacho para misturar bem.
Quando as favas já estiverem cozidas, coloque sobre elas uma rodela de paio e abra um ovo por cima. Quando a clara esbranquiçar, está pronto. Leve à mesa salpicando com coentros.
Um excelente bairradino (15º) da Malaposta, com o sugestivo nome "CONTRAaCORRENTE", deram às favas o conforto necessário.
Bom proveito.

Foto ZGarcia
.

4 comentários:

C Valente disse...

Obrigado, detesto favas.

ZGarcia disse...

Pode substituir as favas por outras leguminosas, como ervilhas, ou mesmo feijão zarolho, que é aquele feijão entre o feijão verde e o feijão seco.
Mesmo com feijão seco, depois de demolhado, há algumas variedades que dão um bom prato com esta receita, como as feijocas, uma espécie de feijão branco muito grande.

Anónimo disse...

São parecidas com as que eu faço, à excepção do tomate e do ovo escalfado.

Um dia destes experimentei colocar uma farinheira por cima das favas, a meio da cozedura. Ficaram deliciosas... as favas e a farinheira!

ZGarcia disse...

Excelente ideia, a da farinheira, que até pode ser servida separadamente como entrada, enquanto as favas apuram, tapadinhas e fora do lume.