5.11.12

Lambert for You

Tartiflette
Este é um prato tradicional francês de Haute Savoie. O nome "tartiflette", porque é feito com batatas, deriva de tartifla, batata em Arpitan, um dialecto franco-provençal.
Comece por cozer em água e sal batatas inteiras com casca, sendo esta previamente picada com a ponta de uma faca. Pelam-se e cortam-se às fatias.
Numa frigideira com azeite, dourar ligeiramente rodelas de cebola, a que se mistura depois bocadinhos de presunto. O prato original é feito com pedacinhos de bacon, mas preferimos um bom presunto bellota.
Barrar com manteiga um pirex de ir ao forno e colocar no fundo metade das batatas, depois metade da cebolada, nova camada com as restantes batatas e por fim o resto da cebolada com o presunto. Rega-se com natas e cubra com fatias finas de queijo reblochon. Trata-se de um queijo amanteigado feito com leite de vaca, dos Alpes franceses. Queijo equivalente português, amanteigado com leite de vaca, há pouco. Talvez o Paiva. Se não encontrar, sempre pode fazer com camembert ou brie.
Levar ao forno bem quente, até o queijo derreter.
Um tinto da Herdade da Figueirinha, não desmerece de qualquer bom vinho francês.
Bom proveito.
Foto ZGarcia

Sem comentários: