11.2.08

Lambert for You

Rojões Super
Por toda a zona nortenha se cozinham rojões, com mais isto e mais aquilo, mas a base é sempre a mesma: Uns pedaços de lombo de porco fritos ou estufados.
Esta feitura dita super, resulta de uma súmula de todos os rojões, adaptados ao nosso gosto pessoal.
A carninha já em cubos (mais ou menos) fica a marinar do dia anterior, para impregnar sabores a alho e vinho, com massa de pimentão, sal e pimenta.
Comece cedo porque o fogo quer-se lento. Num tacho largo, tape o fundo com azeite e junte toucinho cortado em pedacinhos pequenos. Derreta-os ligeira e brandamente, sem esturricarem. Adicione então os rojões, retirados da marinada. Deixe-os aloirar lentamente, virando-os de quando em vez. A carne de porco quer-se bem cozinhada.
Corrija o sal e junte cominhos, já na parte final da cozedura. Os cominhos dão-lhe um aroma e sabor inconfundíveis, cheiram a tascos do Porto, e tornam a carne de porco mais digestiva. E talvez festiva.
Entretanto, vá cozendo separadamente, por um lado batatinhas, e por outro uns grelos. Estes vão à mesa temperados com azeite e vinagre. As batatinhas, assim que percam a dureza, junte-as aos rojões no tacho e deixe corá-las com a carniça.
Tudo na mesa, foi acompanhado por um excelente tinto da Quinta do Ventozelo, da colheita super de 2003.
Bom proveito.
Foto ZGarcia

Sem comentários: