2.4.12

Lambert for You

Pescada à Poveira
Na Póvoa do Varzim come-se da melhor pescada. Um dos segredos está na sua cozedura.
Posta de pescada fresca, fresca sem frigorífico, tempera-se com sal e deixa-se umas horas. Coloca-se depois em água fria, enquanto se leva ao lume um tacho com água ligeiramente temperada de sal. Quando levantar fervura introduz-a posta de pescada com uma folha de louro. Quando novamente levantar fervura, quebra-se com água fria. Baixa-se o fogo e deixa-se cozer lentamente por alguns minutos, poucos, apenas o suficiente para perder o aspecto sanguíneo junto à espinha.
Entretanto coze-se batatas, cenouras, couve galega e ovo. Pode substituir a couve por grelos, que também vai bem.
Prepara-se ainda um molho, aquecendo azeite com cebola picada, temperando com colorau, sal e pimenta, a que se junta um gole de bom vinagre de vinho.
O empratamento é feito com uma base de fatias de pão, regadas com um pouco do molho, sobre as quais se coloca o peixe. À volta os vegetais e o ovo encaixado na posta, tudo regado com o molho.
Menção especial para o vinho com que acompanhamos este delicado prato. Um branco Vila Regia da Sogrape, algo como um delicioso champanhe disfarçado de vinho. O sabor está lá, mas com um gás muito discreto, quase despercebido, sem exuberâncias.
Bom proveito.
Foto ZGarcia

Sem comentários: