28.1.13

Lambert for You

Tarte Tatin
Hoje temos uma sobremesa clássica da doçaria francesa. Foi no Vale do Loire, em Lamotte-Beuvron, que ela nasceu, por volta de 1889 no Hotel Tatin. Diz-se que Stephanie Tatin, encarregada da cozinha, se enganou ao fazer uma tarte aux pommes, colocando a massa sobre as maçãs e não o inverso. Não acreditamos nessa versão. É certamente mais provável que tenha resultado de um aproveitamento dos restos de uma fornada de tartes aux pommes, uma especialidade da casa. Em vez de acomodar a massa numa tarteira, sobre a qual verteria as maçãs caramelizadas, dispôs a massa sobre estas. Mas vamos à receita.
Os ingredientes são três: cem gramas de açúcar, igual peso de manteiga e um quilo de maçãs reinetas. A massa, folhada ou quebrada, pode comprar-se já feita.
Começa-se por descascar as maçãs. Cortar cada uma em quatro gomos, retirar os caroços e espremer limão sobre eles para não oxidarem. Numa frigideira que possa ir ao forno, cobre-se o fundo com o açúcar e a manteiga. Vai a lume esperto e quando o açúcar começar a caramelizar, juntar os gomos de maçã. Borrife com uns pingos de vinho do Porto para lhe dar um toque pessoal.
Finalmente, cubra as maçãs com a massa e faça um pequeno furo no meio, ou pique com um garfo, para saída do vapor ao cozinhar.
Leve ao forno bem quente até a massa alourar. Retira-se e deixa-se repousar uns dez minutos. Ainda na frigideira, roda-se com a mão para descolar. Inverte-se depois para um prato, ficando a massa por baixo. Espetáculo.
Brindámos com um Porto.
Bom proveito.
Foto ZGarcia

Sem comentários: