5.5.14

Lambert for You



Arroz à Valenciana
Surgiu em Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência, mais especificamente na região de Albufera, de grandes arrozais. Feito com restos de carnes e algum marisco, é a tradicional Paella, que obviamente varia conforme os restos. Originariamente é feito na paellera, uma espécie de sertã larga com asas. Arroz à Valenciana é por isso uma adaptação lusa, e como tal, em vez da paellera, utilizamos um tabuleiro de ir ao forno.
Corta-se carne de frango, de vitela e de porco em pedaços pequenos, que se temperam com sal, pimenta e vinho branco. Deixe meia hora a tomar gosto. Escorra e leve a uma sertã com azeite quente, até perderem o aspecto sanguíneo.
Pique alho e cebola para um tacho com azeite e deixe aloirar. Adicione vinho branco e junte as carnes da sertã e umas rodelas de chouriço. Regue com caldo de galinha até cobrir e deixe cozer.
Quando as carnes estiverem cozidas, escorrem-se e deitam-se no tabuleiro.
Coloque por cima ervilhas, camarões e mexilhões, salsichas às rodelas e cobre-se com o caldo onde cozeu as carnes, misturando agora com assafrão. O líquido deve ser o dobro do volume do arroz (agulha), que se distribui uniformemente. Corrija o sal e leve ao forno até o arroz estar cozido.
Leve à mesa enfeitando com tiras de pimento vermelho e rodelas de salsichas.
Escolhemos para beber um especial tinto de Redondo.
Bom proveito.
Foto ZGarcia

Sem comentários: