12.7.16


"Santos da casa não fazem milagres", mas este fez.
Fernando Santos é um homem de fé, inteligente e metódico, com uma grande capacidade de análise que a sua formação técnica lhe deu.
O engenheiro Santos, apesar do seu ar tristonho e tics no pescoço, é de um enorme pragmatismo e acredita no que faz, mesmo que tenha de acariciar um crucifixo no bolso.
Logo aos 8' da final de domingo, Ronaldo é anulado com uma dura carga de Payet, sendo substituído minutos depois.
Se os franceses julgaram que após a saída de Ronaldo era trigo limpo, enganaram-se, porque ali havia ainda uma equipa de Fernando Santos.
A equação do engenheiro tomou forma aos 79' quando retira a jovem estrelinha do torneio Renato Sanches, para meter um emigrante português em França, nascido na Guiné com trabalho em Lille, na equipa de futebol local. Éderzito, no seu jeito desengonçado mas percebendo muito bem os franceses, que deitavam os bofes pela boca, remata rasteiro rasando o poste aos 109' e dá a vitória aos "portugais".
Raymond Domenech "Le Boucher" (o carniceiro), antigo e duro internacional francês, disse para a imprensa no início do Euro16: "Com Portugal na final, a França já ganhou"! A diferença é que um campo de futebol não é um talho.
Eliminaram o solista Cristiano, mas a orquestra ficou lá, sob a batuta do maestro Fernando Santos.

Sem comentários: