6.11.04

Lambert for you

Roj�es com castanhas
Uma pratada de roj�es � um daqueles prazeres de Inverno que nos aquece a alma.
Come�a-se de v�spera, para um est�gio de marinada. A carne do reco � cortado � fei��o para uma mistura de vinho branco, alhos esmagados, louro, colorau, um cravo de cabecinha, cominhos, salsa, sal e pimenta. Deixa-se nestes preparos, na parte de baixo do frigor�fico, para o dia da festa.
Vaza-se tudo para um tacho e leva-se ao lume, at� o vinho evaporar.
Entretanto v� cozendo batatinhas com pele em �gua e sal. � parte, coza tamb�m as castanhas. Sobre as castanhas h� algo a dizer. Cozi-as em �gua e sal com um pouco de erva doce, que lhes d� um sabor muito pr�prio, sem transmitir o adocicado aos restantes elementos.
No entanto, se n�o dispuser de muito tempo ou ajudantes que lhe descasquem as castanhas, tarefa morosa, pode ass�-las em vez de as cozer, pois a casca sai mais facilmente, ainda que menos saborosas. Cuidado n�o deixe assar demais.
Prepare uma sert� grande, onde aquece azeite e banha. N�o aprecio muito gorduras s�lidas, mas neste caso, a banha vai ajudar o azeite a beijar o porco. Comece por aloirar na gordura as batatas e as castanhas, juntando depois a carne e seu molho. Esfarele por cima sangue cozido de porco, aspergindo com gotas de lim�o.
Mexa ligeiramente, deixe apurar um pouco e sirva enfeitado com salsa e um gomo de lim�o.
N�o se prive de um bom tinto.
Fui com um Douro da Quinta da Urze, que cumpriu.

.

Sem comentários: