29.3.11

Portugal 2-0 Finlândia
Hoje é em Aveiro, a terra de Madail, ainda a feijões.
Coirato a comentar em directo a partir das 20:45.

14 comentários:

Coirato disse...

Isto da equipa portuguesa sem Ronaldo é como a comida sem sal.Dos 11 que hoje entram em campo, só três foram titulares contra o Chile: Coentrão, Carlos Martins e Meireles. Paulo Bento deve estar a dar oportunidade a que todos os seleccionados jogos. Treinar uma equipa de 11 base para entrosamento, não parece opção, até porque falta o que será porventura o núcleo do plantel: Ronaldo.
Os finlandeses já são um adversário que física e tacticamente se aproximam dos principais adversários do nosso grupo, a Dinamarca e a Noruega.
O árbitro é suíço e chama-se Studer.
Mostram-se bandeiras e cantam-se os hinos.
Vai sair a Finlândia.
Começou o jogo.

Coirato disse...

Aos 6´já Hugo Almeida recebe um passe em zona frontal, já dentro da área nórdica e sem ninguém a incomodá-lo. Impunha-se um remate de primeira, o que não foi capaz. Ao segundo toque já tinha um adversário em cima dele, perdendo-se uma boa oportunidade de golo.
Logo a seguir, novo lance de perigo
com Almeida a deixar-se antecipar.

Coirato disse...

GOLO de Portugal.
Almeida na direita entrega a Quaresma, em melhor posição, que serve muito bem Ruben ao poste contrário, que só teve de empurrar a bola para dentro da baliza.
Foi aos 11'.

Coirato disse...

Já dá para ver que a defesa finlandesa é boa no jogo aéreo, mas permeável no jogo rasteiro com desmarcações rápidas.
Quanto ao ataque, ainda não vimos grande coisa, pois Eduardo ainda não fez uma defesa.
Esta deslocação dos jogadores finlandeses a Portugal deve ser especialmente agradável, pois vêm do seu país com temperaturas negativas para um loval onde a temperatura positiva tem dois digitos.

Coirato disse...

Aos 24' Danny tem um falhanço incrível, a poucos metros da baliza consegue desviar a bola sobre a barra, após uma bicicleta de Almeida.

Coirato disse...

Vimos no sábado o jogo Noruega- Dinamarca e qualquer destas equipas está uns furos acima destes simpáticos finlandeses.
Aos 32' esteve o golo à vista para a Finlândia. Um passe em arco para as costas da defesa portuga, permitiu a desmarcação com êxito de um nórdico, que resolveu rematar de primeira, em corrida e à meia volta, tipo de remate que exige uma técnica que não dominava. Eduardo limitou-se a seguir a trajectória da bola a sobrevoar a baliza.

Coirato disse...

A equipa portuguesa tem já uma defesa bem formada e de grande qualidade, com Eduardo, Coentrão na esquerda e uma dupla de centrais à escolha Bruno Alves-Carvalho-Pepe.
O meio campo, para além de Meireles e Moutinho, pouco mais se vê. Na frente está tudo muito incaracterístico, pois falta saber que melhor sintoniza com Ronaldo. Nani obviamente, mas é pouco.

Intervalo.

Coirato disse...

Após o intervalo entrou Moutinho para o lugar de Carlos Martins.
É mais pequeno e não tão agressivo, mas mais eficiente e mais rápido.
Hugo Almeida continua muito perdulário. Aos 49' Quaresma faz-lhe uma assistência pela direita, que só não deu em golo por falta de instinto goleador, mais uma vez só com o guarda-redes na frente.

Coirato disse...

Mais uma fífia de Almeida aos 57', novamente na pequena área a querer fazer um "bonito" com golo de calcanhar, que saiu frouxo e facilmente defendido, quando poderia ter sido mais eficaz de modo mais simples.

Coirato disse...

Ao 61' entra Sílvio e sai Coentrão, que fez um excelente jogo.
Saiu também Meireles para entrar Paulo Machado.
O jogo começa a perder interesse com estas substituições de dar o lugar aos novos, com os riscos inerentes.
Finalmente entra Nani e sai Quaresma, que também fez um jogo muito pela positiva. Foi dele a assistência para o golo e muitas outras assistência que só não deram golo por desinspiração de um Almeida, em especial.

Coirato disse...

GOLO de Portugal aos 71'.
Outra vez Ruben, a desmarcar-se bem para uma assistência de Nani.
Ruben Micael passa a ser o herói do jogo. Facilidade de sintonia com os colegas e busca de espaços em desmarcações oportunas e eficazes. Depois é um jogador de grande disponibilidade e entrega, para quem tudo vale a pena.

Coirato disse...

Aos 78' entra Carvalho e sai Pepe.
Substituição burocrática, pois nem Pepe está cansado, nem Carvalho terá grande vontade de ir jogar dez minutos com um resultado já feito.

Coirato disse...

Os finlandeses começam a perder velocidade.
Para eles, jogar num clima destes amolece. Dá preguiça.
Depois a entrada de Nani animou muito as hostes lusas. Tem mais mobilidade que Quaresma, num ritmo muito british que entusiasma os colegas. Ele e Ronaldo podem fazer uma dupla letal, à falta de um ponta de lança, que seguramente não é Postiga e que só seria Hugo Almeida se treinado por um Mourinho, que sabe tirar de cada jogador o seu melhor.

Coirato disse...

O jogo acaba.
Demasiado fácil.