15.6.12


RONALDO & ronaldo

Hotel Remes, em Opalenica, para onde foi a selecção portuguesa, é o mais caro de todos os utilizados pelas diferentes selecções.
Chegado ao quarto, Ronaldo começou logo por verificar que a cama era curta para os seus 1,85m de altura. Dormir encolhido estava fora de questão e pediu a substituição da cama por outra maior. Paulo Bento, porque não quer tratamentos de favor, mandou substituir as camas de toda a gente, mesmo a de João Moutinho que só tem 1,70m de altura. Falta saber se também obriga todos os jogadores a utilizarem botas com o mesmo número.
Ronaldo é um dos melhores jogadores de futebol do planeta, estando por isso habituado a todas as mordomias que o Real Madrid lhe proporciona, e tendo por treinador um Mourinho, que sabe gerir como ninguém as idiossincrasias específicas de cada jogador, de molde a tirar deles todas as suas potencialidades.
Paulo Bento mais o seu igualitarismo, parece estar a fazer de Ronaldo um jogador mediano. Se contra a Alemanha pouco se viu, contra a Dinamarca esteve irreconhecível. Até porque será detectável nas escolhas de Paulo Bento, alguma dualidade de critérios, favorecendo os "conhecidos", por exemplo.
Sabe-se que Paulo Bento é exigente com a disciplina, mas para esta se impor é preciso autoridade. Ora uma autoridade não se impõe pelo cargo em si. Adquire-se com o desempenho.
Comandar um fora de série, como é Cristiano, não é para qualquer bicho-careta. Ele que se habituou a ser comandado pelos grandes Ferguson e Mourinho.
Temos assim RONALDO de Mourinho e o ronaldo de Paulo Bento.

Sem comentários: