5.10.16

Aficionado do Xadrez, vi ontem o filme "O Prodígio", de Edward Zwick, sobre a vida do grande campeão americano Robert Fischer.
O filme é entusiasmante e muito bem feito até ao campeonato do mundo de 1972 que pôs frente a frente Fischer-Spassky, mais concretamente até à sexta partida que marcou a reviravolta a favor de Fischer, que se sagraria campeão.
Como seria de esperar, as partidas não são mostradas na íntegra, mas apenas um ou outro lance, centrando-se a câmara nos rostos e expressões dos jogadores, com uma excelente montagem.
Depois da 6ª partida, o filme entra em roda livre assemelhando-se mais a um documentário, passando airosamente sobre o contencioso com o governo dos EUA, que até foi decisivo para o resto da vida de Fischer, como refugiado.
O ator Tobey Maguire, na interpretação de Fischer, não nos convenceu. Para além da estatura física (Fischer seria mais alto pelo menos 20cm), parece-me haver algum exagero naquele ar aparvalhado. Mas o filme vale a pena ver, pelo menos até à 6ª. partida do match, que os aficionados podem ver aqui.

Sem comentários: