27.5.09

Barcelona 2-0 Manchester
A grande final da Champions-2009.
Coirato comentando em directo, às 19:45.

16 comentários:

Coirato disse...

O suíço Busacca, que esteve há pouco tempo no Dragão a apitar o Porto-Manchester, foi o escolhido para arbitrar a grande final da Champios-2009, no Olimpico de Roma.
É o momento mais alto do futebol europeu, abrilhantado pelas duas maiores estrelas do futebol mundial, o português Ronaldo e o argentino Messi, ao serviço do Manchester e do Barcelona.
Depois das liturgias iniciais, com uma bela apresentação coreográfica e um trecho cantado por Andrea Bocelli, começou o jogo.

Coirato disse...

Aos 2' já Ronaldo marca um livre que deixa em apuros Valdés, tal a violência do remate. Não conseguiu segurar a bola, mas os defesas evitaram a recarga.

Coirato disse...

GOOOOOLO do Barcelona. Eto'o aos 10', numa jogada rapidíssima, felina mesmo, a esquivar-se a um defesa inglês e a rematar em velocidade sem dar tempo de reacção adequado a Van der Saar.

Coirato disse...

O curioso é que o United estava a mostrar-se mais perigoso. As estatísticas já mostravam "8" remates para o Manchester e "0" para o Barça. Na primeira vez que lá foram, os catalães marcaram.

Coirato disse...

O Barça está com o seu equipamento tradicional e o Manchester veste de branco.
Aos 19' Messi dá um primeiro ar da sua graça. A bola rasou a barra pelo lado de fora.
Cristiano Ronaldo farta-se de rematar, mas sem eficácia. É muito para a fotografia.

Coirato disse...

O Barça está num autêntico jogo de gato e do rato. Exímios no passe e nas desmarcações, fazem os jogadores da equipa inglesa a andarem à procura da rolha, salvo seja a bola. Não chega a ser baile, porque é muito perigoso. É mais uma envolvência táctica.

Coirato disse...

Ronaldo está praticamente a jogar a ponta de lança, mas embala de trás. No entanto o ataque do United é muito previsível, ao contrário do Barça, que faz incursões na área inglesa completamente inesperadas em improvisos constantes, especialmente por Messi, com Henry e Eto'o em movimentação constante. Mas antes da bola chegar a Messi, anda por um maestro do meio campo, com o nome de Iniesta.

Coirato disse...

Intervalo.
Excelente jogo do Barça. Muito cerebral e eficiente. Sem flores. Essas são para os remates de Ronaldo. Mas não entraram.

Coirato disse...

Um dos aspectos que parecem negativos no United é a excessiva dependência de Ronaldo, onde parece que todo o jogo é canalizado para ele. O Barça é mais versátil. Messi é apenas um deles. Tem mesmo uma postura aparentemente discreta. O que é falso. Quando apanha a bola, é o pânico.
Começa a segunda parte com uma alteração no Manchester. Saiu Anderson para entrar Tevez.

Coirato disse...

Aos 48' Henry tem uma jogada incrível num contra-ataque. Consegue isolar-se mas Van der Saar não deixou que a bola lhe passasse entre as pernas.
Aos 50' é dado um empurrão a Messi que lhe evita o remate frente à baliza. Como o empurrão foi à inglesa, não foi penalty.

Coirato disse...

Aos 53' Xavi marca um livre à trave da baliza do Manchester.
A equipa ingles tenta apoderar-se da bola e consegue durante largos momentos, mas falta alguma imaginação nas incursões. Acabam por bombear a bola para a área, em jeito de lotaria.

Coirato disse...

Sai Park e entra Berbatov aos 66'. Ferguson põe em campo todas as peças atacantes. Ronaldo passa para uma posição mais lateralizada.
A defesa do Barça, muito bem preparada, nota-se que estudou bem os esquemas do United nas bolas paradas, designadamente os cantos.
GOOOOLO do BARCELONA.
Os tais passes milimétricos dos jogadores do Barça. Desta vez foi Xavi a ver o baixinho Messi entre os dois centrais ingleses, mas a colocar a bola lá com uma precisão fantástica. O argentino fez o golo de cabeça, ele que tem quase metade da altura de Vidic e Ferdinand. Foi aos 70'.

Coirato disse...

Aos 72', Guardiola tira Henry e mete Keita, reforçando o meio campo. É hora de contenção. Dois golos para guardar.

Coirato disse...

Ronaldo começa a perder a cabeça e a ter atitudes agressivas. Levou amarelo aos 78', por uma entrada intempestiva sobre Puyol. Não fica bem a um jogador com o seu estatuto.

Coirato disse...

O Barça joga a bola com pezinhos de lã. O United dá chutos na bola.
O jogo aproxima-se do fim.
A equipa inglesa parece vazia de ideias. As situações de perigo para a baliza do Barça, são quase exclusivamente na sequência de bolas paradas. Mas é notável como a defesa do Barça consegue secá-los.

Coirato disse...

Três minutos de tempo extra.
Os catalães das bancadas já festejam.
O jogo acaba.
BARCELONA CAMPEÃO EUROPEU.
Foi mesmo a melhor equipa.