27.3.10

Benfica 1-0 Braga
Jogo decisivo, ou quase, para o título.
Coirato em directo da Luz, às 20:15.

24 comentários:

Coirato disse...

Começou agora mesmo jogo, arbitrado pelo conhecido benfiquista Pedro Proença.

Coirato disse...

Di Maria já pôs à prova o Proeça, com uma simulação grosseira, demonstrando uma total ausência de fair-play, merecedora de amarelo que ficou no bolso. O primeiro amarelo acabou por ser amostrado a um bracarense, que fez falta sobre Di Maria.

Coirato disse...

O Benfica, como vem sendo habitual, entra em força, tentando cedo colocar-se em vantagem.
O Braga, muito organizadinho e sem temores, aguenta a maré, até porque a maré sobe e desce.
Para já, pelo menos enquanto não está cansado, Proença vai-se mantendo imparcial, o que irrita por vezes os benfiquistas, que esperariam dele algo mais.

Coirato disse...

Aos 24' o golo esteve eminente. Um atraso com pouca força de um bracarense ao seu guarda-redes é interceptado por Saviola, que isolado frente a Eduardo, não conseguiu levar a melhor sobre o keeper da selecção nacional.

Coirato disse...

A pressão sobre Proença mantém-se forte, não só pelos jogadores do Benfica, que invariavelmente protestam quando cometem faltas, mas também da assistência e mesmo de Jesus.
Durante quanto tempo vai Proença aguentar a pressão, sem se decidir a penalizar essas tentativas de influenciar o trabalho da arbitragem.
Aos 32' já se nota alguma cedência, ao assinalar uma falta inexistente sobre Maxi. Como este se rebolou no chão, foi falta. E é destas faltas que nascem muitos golos do Benfica. Nesta, Eduardo defendeu.

Coirato disse...

Di Maria é um excelente jogador, mas está mesmo a precisar de ir jogar para Inglaterra, para saber o que é fair-play. O espectáculo que dá com a simulação de faltas é grotesco. Não é de homem, é de catraio.

Coirato disse...

Golo do Benfica, a 2' depois da hora, na sequência de um canto, a bola é aparada por Luisão com o braço, que remata ao golo, irregularmente. Proença não viu ou fez que não viu, apesar dos protestos dos bracarenses.
Se Henry mete a França no Mundial com a mão, porque é que Luisão não há-de levar o Benfgica a ganhar a porra de um campeonato desde há muito viciado?

Coirato disse...

Excelente imagem colocada pelo realizador na repetição do lance, já durante o intervalo. Vê-se Luisão festejando o golo, beijando o braço com que ajeitou a bola.
Um hino aos batoteiros.

Coirato disse...

O jogo recomeça e pouco depois Carlos Martins tem uma entrada sobre Mossoró que o põe fora da batalha. Nem sequer falta, porque a bola continuou na posse do Braga, mas na interrupção devia, pelo menos, ver o amarelo. Mas não,
amarelo é mostrado pouco depois a um bracarense, em lance menos perigoso sobre Xavi, mas como este gritou, Proença acedeu.

Coirato disse...

Mossoró já não entrou. Viu-se na imagem que o pé foi torcido contra o solo por uma perna de Carlos Martins. Luís Aguiar substituiu Mossoró. A impunidade comque os jogadores do Benfica jogam, só pode acontecer com a cobertura que a arbitragem lhes dá.
Os dados estão nitidamente viciados.

Coirato disse...

Mas o Braga não desarma. Continua a lutar indiferente à adversidade e à injustiça. Chega mesmo a ser a melhor equipa em campo.

Coirato disse...

Aos 66' sai Carlos Martins para entrar Aimar. Deve ser para fabricar algum penalty.
Aos 69', esteve eminente o golo do Braga. Um balão para o segundo poste, sem Quim a chegar-lhe, há um bracarense a rematar de cabeça para a baliza quase deserta... mas nã acertou na baliza. Momento de felicidade para o Benfica, desta vez sem intervenção da arbitragem. Sabe-se lá se a bola tivesse entrado. Talvez o golo viesse a ser anulado porque sim.

Coirato disse...

Como era de prever, a permissividade de Proença em relação aos benfiquistas vem-se vincando à medida que passa o tempo. A desigualdade no tratamento das faltas , ainda que subtil, é bem sentida pelos jogadores. O notável nos bracarenses é que parece terem entrado em campo já a contar com isso, dando o desconto.

Coirato disse...

Entra Kardec para o lugar de Saviola, aos 87'.
O jogo está a dar as últimas.
Os bracarenses estão fartos de levar porrada, pisadelas, pontapés e tudo o mais, com o benfiquista Proença a ver o espectáculo.
E é claro que o jogo vai acabar com a vitória do Benfica, obtida com um golo irregular.
É a cereja no bolo num campeonato por demais viciado, para que a equipa lisboeta seja campeã.
Bem podem limpar as mãos à parede.
Proença apita para o final do jogo, com um sorriso e o apito entre os dentes.

XPTO disse...

Caro Coirato,

É interessante ver os que os seus comentários sobre o golo do Luisão. Nem teve trabalho de ir ao YouTube. Afirma unicamente o que gostaria que tivesse ocorrido: que o golo do Luisão fosse irregular, e isso está estampado nas suas seguintes afirmações: «[...] a bola é aparada por Luisão com o braço [...]» «[...] Vê-se Luisão festejando o golo, beijando o braço com que ajeitou a bola[...]».

Só que +para seu azar há o YouTube que dá para ver vezes sem conta o lance.

Veja aqui no YouTube onde as imagens são absolutamente claras e não deixam um milímetro sequer para dúvidas.

Será que vais refazer o seu comentário ou manterá escrito aquilo que gostaria que fosse verdade? Sei que lhe deve ser doloroso, mas o golo foi regular.

E isto que é lamentável por quem comenta algo sobre os adversários.

Coirato disse...

Meu caro , joguei futebol, curiosamente a defesa central e cenas dessas só enganam quem não esteve lá dentro.
No meu comentário acima, sobre o golo, a penas com as imagens em directo, foi a impressão que me ficou, baseada no amortecimento e mudança de trajectória da bola, ao bater em Luisão, antes de rematar ao golo. O modo espontâneo como todos os bracarenses junto ao lance reclamaram, não me deixava grandes dúvidas, atendendo à postura de fair-play e dignidade com que os jogadores do Braga jogaram, ao contrário dos adversários. Analisado agora com o vídeo, dá para ver que Luisão tem a mão direita junto ao joelho do mesmo lado, que amortecem a bola. É um gesto subtil que os bons jogadores, tal como Maradona, não evitam utilizar.
Admito que Proença não tenha visto, mas iguais circunstâncias na outra baliza, não tenho grandes dúvidas que o golo seria anulado, baseado na reacção sempre muito intensa dos jogadores e do público benfiquista.
É tão só a minha opinião.
Domingos nem isso quis referir, pois já o terá feito enquanto jogador. Foi reclamar a Proença o golo ter sido obtido para lá do tempo extra que indicara, o que é facilmente verificável. O que se passou nesse momento com Proença, só ele saberá explicar, ao oferecer a Domingos o emblema com as insígnias da FIFA. A que propósito?
Consciência pesada?

Piscoiso disse...

Neste blogue, todos os comentários com insultos são apagados, seja qual for o clube que defendam.

XPTO disse...

Coirato,

Independentemente da sua experiência, ou dos protestos dos jogadores do Braga, isso é irrelevante face ao vídeo que indiquei no meu comentário anterior.

Por mais experiência que tenha ou por mais protestos que tenha havido por parte dos jogadores do Braga, isso não tem a propriedade de mudar o que aconteceu para a versão que pretende. No minuto 2 e 40 segundos, no vídeo que enviei, vê-se de forma clara, sem margens para dúvidas, que não há qualquer toque. A imagem é de frente, pode fazer pausa na altura do contacto. Por mais que lhe custe não houve esse contacto.

Piscoiso disse...

XPTO
A sua opinião é tão válida como a do Coirato.
Não passam de opniões, sobre imagens captadas de ângulos e por objectivas que podem desvirtuar a realidade, por quem as escolheu.
Só o Luisão e quem estava à volta dele sabe o que aconteceu.
Que o Benfica ganhou 1-0, não há dúvidas.

XPTO disse...

Piscoiso,

Não é opinião, é um facto que está claro no minuto 2 e 40 segundos, no vídeo que enviei. Tem a coragem de dizer que nessa imagem houve toque no braço? É isso?

Pergunto-lhe: acha que no minuto 2 e 40 segundos, no vídeo que enviei, não é claro que a jogada é limpa?

Piscoiso disse...

XPTO
Com as imagens de todas as câmaras nesse espaço de tempo, é possível construir-se um vídeo à vontade do freguês ou a suportar o clube de peito. O vídeo que mostrou é uma amostra.

XPTO disse...

Piscoiso,

Pergunto-lhe novamente: acha que no minuto 2 e 40 segundos, no vídeo que enviei, não é claro que a jogada é limpa? Tem a coragem de dizer que nessa imagem houve toque no braço? É isso?

Piscoiso disse...

No vídeo que vc mostra, há uma edição e montagem que mostra o que lhe interessa.
Não tenha dúvidas que é possível fazer um vídeo com o Luisão a aparar a bola com o braço.
Basta ter acessso às gravações integrais de todas as câmaras nesse lapso de tempo. Sem cortes.
Nos directos, a manipulação faz-se pela omissão das câmaras com melhor ângulo.
Para já não falar nas distâncias entre planos que as teleobjectivas falseiam.
O vídeo não passa de uma brincadeira para alimentar fanáticos.

XPTO disse...

Ai sim? Então prove o que diz. Caso contrario não passará de mera especulação. Você pode especular o que quiser, até que a bola é controlada por controlo remoto pelo SLB. Justificar o que diz ser verdade é que não se vê... O habitual.