20.12.10

Lambert for You

Bacalhau de Natal sous-vide
Para este Natal ensaiamos a técnica de cozedura sous-vide para o bacalhau.
A posta é embalada no vácuo e cozida a baixa temperatura. Isto faz com que o sabor do bacalhau não se dissolva na água de cozedura, mantendo a textura e os sucos próprios.
Actualmente já se vendem postas de bacalhau demolhado, embaladas individualmente no vácuo. Basta colocá-las (na própria embalagem), dentro de uma "slow cooker" com água, ou numa panela vulgar em lume muito brando, de modo a que a água nunca chegue a ferver. Dependendo da espessura da posta, o tempo varia entre meia hora e uma hora.
É um processo de cozedura que previne a perda de sabores voláteis e inibe sabores estranhos pela oxidação, resultando num alimento especialmente saboroso e nutritivo.
Há umas seladoras de vácuo por menos de cem euros, que trazem bastantes saquetas para o efeito, muito úteis também para uma melhor conservação de alimentos no frigorífico.
Quanto ao acompanhamento do bacalhau, foi feito de modo tradicional, a cozedura em água temperada com sal, das batatas, cenouras, couves e ovo.
Temperou-se com azeite e vinagre previamente fervidos com alho e acompanhou-se com boroa de Avintes e um branco do Douro.
Bom proveito.
Foto ZGarcia

Sem comentários: