13.7.13

Marselha 0-3 Porto
O primeiro jogo com adversário de nível do Fonseca-Porto.
Coirato em directo, às 19:30.

13 comentários:

Coirato disse...

O Marselha não é pera doce, ou não tivesse ficado em segundo lugar na Liga Francesa, logo atrás do PSG.
A equipa portista está em formação com um novo treinador, o Fonseca, além de vários jogadores novos... e outros ausente, como o grande Moutinho.

Marion Bartoli, a tenista vencedora de Wimbledon, equipada com uma camisola do Marselha e uma arrojada mini-jupe, deu o pontapé de saída.

Começou o jogo.

Coirato disse...

Recorda-se que Lucho estava no Marselha há duas épocas, pelo conhece bem a maioria dos jogadores. Têm uma equipa muito bem constituída fisicamente, com jogadores fortes que buscam o contacto físico.
O Porto de Fonseca está em rodagem.
Há um novo esquema de jogo, com os jogadores a libertarem-se da bola mais rapidamente, o que implica grande espírito coletivo, para que a bola não seja passada a ninguém, isto é, para se passar rapidamente a bola é preciso que haja sempre alguém que se coloque em posição de a receber.

Coirato disse...

Aos 19' uma saída extemporânea de Helton para fora da área ia dando golo. Salvou Otamendi quase sobre a linha de golo.
Continuamos muito críticos com Helton. Em lances que exigem contacto físico, encolhe-se, como nesta jogada. Saiu da área para intercetar uma bola, onde aparentemente chegava primeiro que o adversário, mas este, ao ter uma atitude decidida impondo-se fisicamente, acabou por antecipar-se ao medricas do Helton, rematando para a baliza deserta.

Coirato disse...

Golo do Porto aos 29'.
Remate de Kelvin a bater na barra, aparecendo Izmailov a fazer a recarga de cabeça com êxito.

Coirato disse...

Aos 40' o experiente Fucile provoca a expulsão de Morel.
Em luta muito aguerrida pela posse da bola em corpo-a-corpo, Fucile deixa-se cair ficando com a bola entre as pernas. O árbitro apita e o francês remata a bola aos tomates de Fucile. Vermelho direto.

Coirato disse...

Intervalo.

O jogo estava a endurecer muito, com os franceses irritados com o árbitro.´
Toda a gente viu que a equipa de arbitragem, antes do jogo começar, foi ofertada com uma garrafa de vinho do Porto para cada um.

Coirato disse...

Sai Helton e entra Fabiano.
Há mais 5 substituições no Porto.
É boa política pois vem serenar os ânimos. Alguns jogadores franceses já estavam a fixar alguns do Porto para entradas duras.
A substituição de Helton é lógica.
Apesar de ter feito uma boa defesa em lance de golo aos 43', pouco depois teve mais uma das suas saídas fora da área a apanhar bonés.

Coirato disse...

Aos 50' Kevin tem um remate à entrada da área francesa, parada com um braço de um defesa no interior da área, que o árbitro considerou casual.
Fonseca, apesar de ter substituído meia equipa, conservou Fucile, que está a ser o peão das nicas, pois os franceses não lhe desculpam a cena da expulsão que provocou.

Coirato disse...

Golo do Porto aos 56'.
Desmarcação em diagonal de Jackson, para se manter em jogo, muito bem assistido pelo francês Defour. O resto foi um remate de Jackson a bater no segundo poste e a entrar.
Bonito golo, simples e eficaz.

Coirato disse...

Corrigimos a nacionalidade de Defour: é belga e não francês.

Uma das caraterísticas desta equipa de Fonseca é uma grande pressão sobre os centrais adversários quando estes têm a bola, não os deixando passar a bola em condições e provocando perdas de bola em zonas perigosas, de golo eminente.

Coirato disse...

Ao contrário de Helton, um jogador nervoso e impaciente, Fabiano tem uma presença mais calma, o que dá segurança aos companheiros da defesa.
Lembramos que o Marselha está a jogar com um jogador a menos, o que facilita a posse de bola aos portistas.

Coirato disse...

Grande golo de Iturbe aos 77'.
Uma bomba de muito longe a entrar mesmo na interceção da barra com a trave.
É claro que o resultado começa a ter uma dimensão um pouco falsa em relação ao valor da equipa francesa, que está a jogar em inferioridade numérica.

Coirato disse...

1Termina o jogo.

Este Porto promete, depois de limar arestas e criar algumas rotinas de jogo.