30.1.10

Nacional 0-4 Porto
Os dragões na ilha, onde não podem perder pontos.
Coirato a comentar em directo, a partir das 17:00.

14 comentários:

Coirato disse...

Na ilha da Madeira vai estar Xistra para apitar o jogo.
O Nacional com 24 pontos e quer apanhar o Sporting com 27.
O Porto com 33 pontos e quer apanhar o Benfica com 39.
Os dados estão lançados e o jogo vai começar.
Saiu o Nacional.

Coirato disse...

O Porto equipa hoje de cor laranja. Bruno Alves ausente, deu o lugar a Maicon. Ruben Micael começa a cimentar a sua presença na equipa portista.
Manuel Machado regressou ao banco do Nacional, recuperado de uma baixa por doença.

Coirato disse...

Neste primeiro quarto de hora há um Porto a tentar empurrar os insulares para o meio campo destes.
O campo parece esquisito, com uma relva abundante mas muito esponjosa.
Primeira substituição para o Porto aos 19'. Saiu Rodriguez, parece que com problemas físicos e entrou Mariano.

Coirato disse...

O jogo está a ser vivamente disputado de parte a parte, com ligeiro ascendente portista.
Xistra mostra os dentes.
Aos 29' marca penalty contra o Nacional e expulsa Alex. É uma decide que praticamente decide o jogo. Varela que sofreu o penalty, é ele próprio que o marca fazendo golo.
Diga-se que o lance do penalty é bem assinalado por Xistra. O nosso espanto é que um tal lance a favor do Porto, não é normalmente assinalado, ainda que ao Benfica o seja sempre.

Coirato disse...

Correcção ao comentário anterior: o lance do penalty foi cometido sobre Álvaro Pereira e não sobre Varela. São parecidos. Mas foi penalty que marcou o penalty que colocou os portistas em vantagem.
Vantagem agora mais nítida com um jogador a mais.
Mas o Nacional continua a lutar com galhardia, ainda com muita vontade de discutir o resultado.

Coirato disse...

Manuel Machado, perante a expulsão de Alex, vê-se na contingência de fazer alterações na equipa. Aos 43' tira Pecnick e mete E$dgar Costa.
Golo do Porto. Falcão aos 44' a rematar de cabeça para dentro da baliza do Nacional, correspondendo da melhor maneira a uma solicitação de Álvaro Pereira.
O intervalo vem pouco depois.

Coirato disse...

Recomeçou o jogo.
O Nacional está a experimentar algumas dificuldades. Se com 11 contra 11 já não era fácil, agora com um a menos as coisas complicam-se, até porque a desvantagem no marcador já vai em dois golos.
O Porto entrou numa de gestão antenta, espreitando o golo.
Machado faz mais uma alteração, tentando animar a equipa. Aos 51' tirou Edgar e meteu Diego.

Coirato disse...

Sai João Aurélio e entra Anselmo aos 55'. Manuel Machado não desiste de melhorar a produção da equipa, almejando um resultado honroso.
O Porto continua numa espécie de jogo treino para o embate com o Arsenal na Champions, dentro de pouco tempo.

Coirato disse...

Golo do Porto. Mais um de Falcão com assistência de Álvaro Pereira, aos 62'. Desta vez foi rasteirinho, obrigando Falcão a uma corridinha para antecipação.
O Futebol Clube do Porto, muito pragmaticamente desistiu da luta com a toda poderosa e benfiquista comissão de disciplina da liga. Se não querem deixar jogar Hulk em Portugal, exporta-se. Entretanto chega amanhã ao Porto outro brasileiro para o substituir: Cléber de seu nome.

Coirato disse...

Uma palavra para os comentadores da SportTV. Quando o Benfica está a ganhar é uma alegria. Quando o Porto está a ganhar é uma tristeza, com os comentários despachados a ler os nomes das camisolas dos jogadores que têm a bola.

Coirato disse...

Entretanto Jesualdo poupa Fernando, tirando-o aos 71', para meter Tomás Costa. O jogo está ganho. O lance do penalty foi decisivo. Os jogadores do Nacional foram iludidos pela arbitragens. Depois de verem metade do campeonato faltas cometidas sobre os portistas sem darem penalty, aparece este Xistra virgem a marcar um penalty à inglesa. Que raio se passa? Foram a algum curso em Inglaterra?
Sai Falcão sob ovação da claque portista para entrar Orlando Sá, aos 76'.

Coirato disse...

Ruben Micael está a ser flagelado por alguns ex-colegas do Nacional, com cargas à sua integridade física. Invejosos. Xistra lá vai apitando com cuspo.

Coirato disse...

Golo do Porto aos 86'. Varela muito fresco fisicamente no fim do jogo, a tirar os defesas nacionalistas do caminho e a meter a bola no fundo da baliza deserta.

Coirato disse...

O jogo acaba após 4' de compensação com o resultado 0-4.