Sável à Moda do Minho O sável é um peixe saborosíssimo, mas com um esqueleto incrível, que desmotiva os menos pacientes em procurar espinhas. Os minhotos arranjaram a solução com este preparado, que não é para apreciadores de fast-food, pois leva uns 3 dias 3, a preparar. Comece por cobrir o fundo de um tacho com rodelas de cebola. Coloque por cima uma posta de sável. Adicione mais cebola, salsa, grãos de pimenta, cravo de cabecinha, louro e sal. Nova posta de sável por cima, com os mesmos temperos e assim sucessivamente com as postas que quiser e o tacho comportar. Cubra completamente com uma mistura de água e vinagre em partes iguais. Regue com azeite, tape e leve a lume brando para cozer durante um quarto de hora. No dia seguinte, nova cozedura de um quarto de hora. Ao terceiro dia, prolongue a cozedura, sempre em lume brando, durante uma hora. Este demorado processo faz desaparecer as espinhas do sável como por magia, a que não é alheia a acidez do vinagre, ao dissolvê-las. Prepare umas singelas batatas cozidas para acompanhar. O vinho adequado para tão rebuscada iguaria, só mesmo um Alvarinho. Bom proveito. |
2 comentários:
Apesar das minhas raízes minhotas, prefiro sável frito com açorda de ovas. Como é que as espinhas desaparecem? Fácil: postas muito finas e uma fritura a preceito. Depois, pela gordura do sável, tal como na sardinha e não desdenhando o Alvarinho, prefiro um tinto jovem.
É uma excelente alternativa a que menciona. É mesmo a que habitualmente degusto, pois dificilmente se encontra pachorra para estar três dias à espera.
Enviar um comentário